domingo, 17 de maio de 2009

Pra descontrair:

O blog não é só para chocar ou trazer más notícias, é também para vos pôr um sorriso na cara ou para vos fazer abstrair.
"Elevem o espírito" como diria o nosso Professor de Psicologia Pedro Sá
...

Eu ( DUDA :D ) deixo-vos aqui um anúncio que gostei muito (de Louis Vuitton):


sexta-feira, 15 de maio de 2009

Diz-se por aí:



"Acreditar é monótono, duvidar é apaixonante,

manter-se alerta: eis a vida."

(Oscar Wilde)




quarta-feira, 13 de maio de 2009

Não se esqueçam,

Há sempre o photoshop:

terça-feira, 12 de maio de 2009

Por ti ...

Faz uma mudança radical no teu visual.
Faz a diferença. Arrisca. Diverte-te. Confia em ti.
Gosta de ti!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Beleza ou Magreza?


terça-feira, 5 de maio de 2009

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Por trás de um corpo "perfeito"...


... pode estar uma perturbação.

sábado, 2 de maio de 2009

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Imagem , Obessão ... Anorexia !

Produzido por : A Mente que Desmente

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Dicas & Manias



Troca o sal por ervas aromáticas, alho, cebola, especiarias ou sumo de limão.


terça-feira, 28 de abril de 2009

Não é verdade?

"Nós somos aquilo que comemos!"

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Dicas & Manias

É fácil manter a linha...


... Em Portugal existem 4,5 milhões de pessoas com excesso de peso.

Por isso a Knorr lançou as novas sopas linea:

  • Sopa de Cenoura com Alho-Francês (55kcal)
  • Sopa de Tomate com Cebolinho (40kcal)
  • Sopa de Legumes da Horta (65kcal)

quinta-feira, 2 de abril de 2009

As dietas podem tornar-se doenças!

Conheça alguns sinais que podem pôr em risco a saúde e a vida.


Distúrbios alimentares como a anorexia nervosa e a bulímia são cada vez mais frequentes na nossa sociedade.
Estima-se que 1 em cada 9 raparigas adolescentes corre o perigo de desenvolver uma anorexia nervosa. São números assustadores que merecem a atenção de pais, educadores e clínicos.
Mas a mania das dietas não é exclusiva das mulheres mais novas. A alimentação desregrada e a falta de exercício físico são duas das principais causas do aumento de peso e do surgimento da celulite.
As consequências são más para o corpo e imagem e péssimas para o equilíbrio psicológico, levando muitas vezes a soluções duvidosas.
Por todos esses motivos e mais algum, conheça aqui alguns sinais que podem pôr em risco a saúde e a vida:

Teimar em seguir uma dieta, mesmo sem excesso de peso.
Começar a apresentar mudanças físicas, sintomas de fraqueza, dores de cabeça ou tonturas persistentes.
Capacidade de raciocínio diminuída.
Comer em segredo.
Falar em comida o tempo todo.
Restringir a realização de certas actividades só por causa da comida ou fazer exercício físico excessivo.
Ter pânico das refeições.
Uso constante de roupas largas para esconder a magreza.
Utilização de laxantes ou indução de vómitos.

10 a 20% das mulheres portuguesas sofrem de depressão

Segundo a Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares (ADEB), entre 10 a 25% das mulheres portuguesas sofrem de depressão, o que representa o dobro comparativamente ao sexo masculino.
Dados da ADEB apontam mesmo para uma maior predisposição generalizada do sexo feminino para as doenças mentais.
Entre as principais causas estão factores hormonais. Esta é uma das principais conclusões de uma sessão de esclarecimento sobre doenças mentais realizada recentemente e que reuniu vários especialistas.
O estigma associado às perturbações mentais, importância do tratamento adequado e contínuo e apoio psico-educacional da sociedade foram algumas das questões abordadas no encontro.
Segundo a Maria Luísa Figueira, chefe do Serviço de Psiquiatria do Hospital Santa Maria, «os doentes mentais continuam a ser alvo de preconceito por parte da comunidade, o que tem graves repercussões na sua vida e, consequentemente, na recuperação e reintegração».
A ideia pré-concebida de que «estas patologias não têm tratamento, as pessoas com doenças mentais são agressivas ou que só existe um tipo de doença mental» são alguns dos estigmas normalmente associadas a este tema, explica a responsável.
Sinais como alterações de sono, falta de apetite, ansiedade excessiva ou oscilações de humor podem indicar perturbações mentais.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Modelo brasileira morre de anorexia aos 21 anos, com 40 quilos.

A modelo brasileira Ana Carolina Reston morreu aos 21 anos, vítima de anorexia, quando pesava 40 quilos, conseguidos com uma alimentação à base de maçã e tomate. A doença tem um grau de mortalidade entre 15% e 20%. Carolina foi internada a 25 de Outubro de 2006 com insuficiência renal, tensão arterial baixa, dificuldades em respirar e uma infecção generalizada.
Dietas radicais, acompanhadas de comprimidos para emagrecer, muito exercício físico e vómitos sempre que levava alguma coisa à boca eram os sinais visíveis da doença.
Ana Carolina Reston passou os últimos dias de vida num hospital. Os rins deixaram de funcionar e a modelo não resistiu uma infecção generalizada. "Ela não comia nada, ficava deprimida quando perdia trabalhos e se achava gorda", recorda uma colega de trabalho ao Estado de São Paulo.
Com isto, as principais agências de modelos do Brasil definiram novas regras para a entrada na profissão. Em acordo, estas empresas decidiram que, qualquer que seja a idade e experiência profissional, todas as modelos terão de apresentar um atestado médico antes de serem contratadas. Se não forem saudáveis, ficam de fora das passerelles.
A elevada difusão deste transtorno alimentar entre as jovens já levou outros países a tomar medidas, nomeadamente em Espanha, onde foi proibido o desfile de modelos com um índice corporal inferior ao equivalente a 56 quilos para 1,75 metros de altura, com base num critério sanitário estabelecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde).



Fonte: Diário de Notícias/ Diário Digital

Celebridades com Bulimia

LINSDAY LOHAN
Linsday Lohan veio finalmente acelarar os rumores sobre o seu corpo incrivelmente magro, admitindo na nova edição da revista Vanity Fair que o pouco peso do seu corpo era devido à bulimia.
Diz também à revista que experimentou drogas no passado. “Eu estava doente”, diz a cantora/actriz na edição de Fevereiro. “Estavam todos assustados. E eu também. Eu tinha pessoas que se sentavam perto de mim e diziam: “Você vai morrer se não tiver cuidado consigo”

PRINCESA DIANA DE GALES
A Princesa Diana lutou contra um distúrbio alimentar e também admitiu ter causado danos a si própria. O seguinte é um extracto de uma entrevista dada pela Princesa Diana sobre a sua batalha contra a bulimia – “Eu tive bulimia durante alguns anos. E isso é como uma doença secreta. Impõe-na sobre si mesmo porque a sua auto-estima está em baixo e não pensa que é digno ou valioso. Você enche o seu estômago cinco vezes ao dia – alguns fazem-no ainda mais – e isso dá-lhe um sentimento de conforto. É como ter um par de braços à sua volta, mas é temporário. Depois fica repugnado com um inchaço no estômago, então fá-lo outra vez. E é um padrão repetitivo, o que é muito destrutivo para si mesmo”. Numa entrevista na televisão, Diana também admitiu que, intencionalmente, cortou os braços e as pernas também, de que se atirou para um lanço de escadas mais do que uma vez.


BRITNEY SPEARS
Britney disse aos médicos na reabilitação de que sofreu de bulimia desde os 16 anos. Britney disse também ao pessoal da Promises (Centro de Tratamento Promises) que teve a doença durante anos, com excepção das gravidezes.
“Os médicos estão alarmados com estado físico em que ela está. Confrontaram-na sobre o seu desesperado e doente estilo de vida e a verdade veio ao de cima.”
“Nos primeiros dias, ela tomava comprimidos e depois ia tomar o pequeno- almoço ou almoçar. Vomitava tudo o que comia, por isso, naturalmente, os mediamentos não estavam a fazer efeito.”


KATE WINSLET
A actriz britânica Kate Winslet admitiu ter lutado contra o distúrbio alimentar, bulimia. Kate foi honesta e falou abertamente sobre os seus problemas de peso: “O meu tio é chefe. A minha mãe é uma cozinheira fantástica. Somos todos grandes e comilões. Isto era quase inevitável.” No secundário, ela era um pouco mais pesada e os colegas chamavam-lhe “Bubbler” (alcunha ligada, na língua portuguesa, a pessoas que choram muito e/ou óleo de baleia). As criticas levaram à depressão e aos distúrbios alimentares. Hoje em dia, Kate Winslet é saudável, adora o seu corpo e as suas curvas e recusa-se a fazer o ‘jogo da super-magrinha’. “Eu sou assim, quer gostem, quer não gostem. As pessoas pensam que se uma mulher não é ‘lisa’, então deve haver algum problema com ela – é um perfeito disparate.”
Kate tem sido uma grande defensora do corpo saudável na mulher desde há uns anos e em Maio no ano passado, fez uma doação muito generosa a uma instituição anti- anorexia. A doação foi feita com dinheiro que recebeu ao ganhar um processo contra uma revista que havia publicado que Kate estava em dieta.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Anorexia e Bulimia - nas Celebridades !

Alexandra Paul
A actriz Alexandra Paul (Marés Vivas) batalhou contra um distúrbio alimentar no passado. “A terapia é muito boa para nos conseguirmos perceber e a dar-nos novas formas de lidar com os desafios da vida”. Paul recomenda também as sessões de Anónimos e diz: “lidam com todos os distúrbios alimentares, o que realmente me ajudou. Nunca é fácil, mas vale definitivamente a pena.”


Jane Fonda
Actriz, activista, atleta, esposa e mãe, Jane Fonda foi uma das primeiras mulheres famosas a falar abertamente sobre o seu distúrbio alimentar. Nos anos 70, foi a público com a sua “bulimarexia”, o ciclo de comer e vomitar que quase arruinou a sua saúde. Sufocada pela cultura exigente de Hollywood, Fonda perdeu 20 anos da sua vida numa busca contínua de magreza.


Kate Beckinsale
A actriz Kate Beckinsale batalhou contra um distúrbio alimentar durante os seus anos de adolescente – anorexia. Falou francamente em entrevistas sobre o seu problema alimentar. Graças ao apoio da família e à terapia, Kate conseguiu recuperar da anorexia.
As pessoas continuam a perguntar-se por isso e eu não quero ser famosa por ser uma ex-anoréctica”. Segundo Beckinsale, o distúrbio é causado por um estilo de vida não saudável!


Amy Winehouse
Amy confessou que sofre de distúrbios alimentares desde 2004. Ela sabe que ainda está em reabilitação, mas continua insegura. "Eu passei por todos os distúrbios alimentares que possam ter. Um pouco de bulimia, um pouco de anorexia..." disse, "Não estou totalmente bem agora mas não penso que alguma mulher realmente está."

domingo, 1 de março de 2009

E calcula também o teu IMC


Índice de Massa Corporal : Processo mais uitilizado para avaliar o excesso de peso.

IMC = peso (Kg) / (altura x altura) (m)

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Faz aqui o teu teste de Depressão

[ Responde rapidamente sem reflectir muito e assinala a pontuação numa folha à parte. ]

1 = Nunca
2 = Às vezes
3 = Frequentemente
4 = Quase sempre


1. Sinto-me desanimada deprimida e triste

2. De manhã é o momento em que eu me sinto melhor

3. Tenho crises de choro ou me sinto como se estivesse a chorar

4. Tenho problemas de sono durante a noite

5. Continuo a comer tanto quanto comia anteriormente

6. Ainda tenho prazer em ter relações sexuais

7. Notei que estou perdendo peso

8. Tenho problemas de prisão de ventre

9. O meu coração bate mais depressa do que o costume

10. Canso-me sem motivo

11. A minha mente está tão lúcida quanto antigamente

12. Tenho facilidade em fazer as coisas que fazia anteriormente

13. Sou agitado(a) e não consigo ficar parado(a)

14. Sou optimista quanto ao futuro

15. Sou mais irritável do que o usual

16. Tenho facilidade em tomar decisões

17. Sinto-me útil e necessário(a)

18. Tenho uma vida muito intensa

19. Tenho a sensação de que seria melhor se eu morresse

20. Ainda gosto de fazer as coisas que fazia anteriormente


] Soma os pontos obtidos e verifica o resultado relativo à tua ansiedade [

Entre 20 e 31 : Baixa
Entre 32 e 43 : Média baixa
Entre 44 e 55 : Média
Entre 56 e 67 : Média alta
Entre 68 e 80 : Alta

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Sabias que ...

... Os distúrbios alimentares são doenças que se geram porque alguma anormalidade afecta a mente?

Ou seja, (muito resumidamente) quando há algo de errado psicologicamente, isto é, se há alguma coisa que afecta a pessoa fisícamente, como a anorexia, a bulimia e a obesidade prende-se muito a factores mentais como nos informou e esclareceu numa consulta a enfermeira Sr.ª Andreia Vilaça (do Hospital Santa Maria - ala psiquiátrica).

Daí que dentro dos distúrbios mentais incluamos os distúrbios alimentares, por isso não pensem que são ideias opostas. No entanto, saliente-se que são várias as manifestações de doenças mentais, onde se encontra a depressão!